Historia

HISTÓRIA DA ASSOCIAÇÃO MEU BRASIL 1998 - 2010
                   
Peruibe – Capela N.S. da Sude
1998  – Roberto Corradini encontra Frei Jeorge Callegari.

O Frade Domenicano de Veneza, missionário em São Paulo do Brasil, funda, trinta anos antes, o CEPE (Centro Ecumênico de Publicações e Estudos) do qual nasce um Centro de Acolhimento para meninos pobres, a Colônia Veneza de Peruibe, cidade no litoral sul de São Paulo. Do encontro nasce a idéia de construir uma pequena Capela, chamada de Nossa Senhora da Saúde, como lembranças dos natais Venezianos de Frei Jeorge Callegari.

Roberto, por isso, chega a Peruibe no mês de outubro do mesmo ano, constrói a Capela com o apoio econômico do Sr. Papaiz, imigrante italiano, dono de uma grande indústria de São Paulo. Ao mesmo tempo, durante a direção da obra, ensina aos jovens da região a técnica do mosaico “opus incertum” e começa, com recursos próprios, a decoração do exterior da Capela mesma, com a ajuda dos rapazes pobres da cidade. Projeta e realiza, além disso, a decoração em mosaico de todas as paredes internas contando a historia do Frei Jeorge Calegari e a sua luta  contra a pobreza nas Favelas brasileiras.

Os trabalhos continuam por dois anos, até a inauguração e a consagração da Capela no ano de 2001. Hoje esta pequena Igreja é marcada nas guias turísticas da cidade.

Também outras áreas da Colônia Veneza são decoradas com mosaicos.

A MEU BRASIL assume o empenho da manutenção ordinária e extraordinária da Capela.


1999  – Prosseguem os trabalhos na Capela de Nossa Senhora da Saúde.

No entanto começa uma colaboração com a Itália para trazer ajuda em recursos, seja para o CEPE de Frei Jeorge Calegari e para a APAE de Peruibe.

Marcelo, um rapaz que ajuda Roberto na execução dos mosaicos, faz um estagio de quatro meses na Itália, enfeita em mosaico alguns bancos em concreto, no jardim de um condomínio de Milão (Via Stradella, 13) e executa outros pequenos mosaicos. O estágio se completa com visitas nas Cidades artísticas, sobretudo Ravenna com os seus mosaicos antigos. Começa um programa de adoções a distancia das crianças da Colônia Veneza.




2000  – Indicada pelos Frades Dominicanos de Curitiba – Paraná, a EFA (Escola Família Agrícola) de Porto Nacional no estado de Tocantins, começa a receber ajuda econômica.

Porto Nacional, Tocantins - A Escola Familia Agricola.

A escola se encontra com graves problemas econômicos, mesmo sendo uma instituição da máxima importância no Estado, por isso vem decidido de ajudar a escola mesma e os alunos em dificuldades econômicas.

Começa uma parceria com uma Instituição de Freiras italianas na cidade de São Geraldo do Araguaia, no estado do Para. A entidade se preocupa com jovens carentes que nela aprendem vários trabalhos.

A instituição fui constituída das Freiras italianas da Ordem de Santa Angela Merici de Brescia – Itália.

Começa um programa de adoções a distancia dos adolescentes e crianças do Centro de Santa Angela Merici.



2001  – Termina a construção dos mosaicos de Peruíbe e no mês de maio são inaugurados.

Roberto se preocupa com a construção do sino, doado pelo Cav. Papaiz e procura em Milão doadores para os bancos de madeira.

Estagio na Itália de Fabio Santana (1 mês) e Vanderlei de Oliveira (4 meses) que em Milão executa vários mosaicos.

Roberto encontra Celia Sodré de Peruibe, mosaicista, que ainda hoje, administra voluntariamente um Curso de Mosaico, para crianças e adolescentes da Colônia Veneza.

Continua a parceria, com ajudas concretas, para a EFA de Porto Nacional (compra de um carro, construção de uma nova sala de aula e ajudas econômicas aos alunos mais carentes), ajudas econômicas  também para o CEPE em particular para a Colônia Veneza.

A fim de legalizar e tornarem publicas as varias iniciativas é criada em Milão a ASSOCIAÇÃO MEU BRASIL ONLUS de quem é Presidente e Fundador Roberto Corradini.

Em São Geraldo do Araguaia – Pará, com pedido do Bispo de Conceição do Araguaia, Dom Pedro José Conti de Brescia – Italia, é decorada com mosaicos a fachada da Igreja Paroquial e algumas paredes internas. Com pedido das Freiras de Santa Angela Merici, vem sendo representada a mesma Santa.

Este trabalho permitiu a participação de vários jovens mosaicistas de São Paulo e de Porto Nacional. Davide del Curto, jovem arquiteto recém formado, de Milão, participa na execução.

San Geraldo do Araguaia, Parà – Facciata di San Giovanni Battista
Na Itália, sobretudo em Milão, de fato, são recrutadas pessoas que entram na Associação e se organizam encontros e jantas ao fim de sensibilizar o maior numero de pessoas.



2002  – Acontece o encontro com Irmã Raffaella Corvino, missionária italiana em Salvador. Começa a aparecer a possibilidade de realizar o sonho de Roberto: criar uma escola em uma Favela de Salvador, onde os jovens carentes da região possam aprender, através da arte do mosaico, da pintura, da cerâmica e da decoração, a utilizar as próprias capacidades artísticas. E então, através da arte, os jovens aprendem a lidar com o mundo do trabalho, acrescentando a própria auto-estima e a própria capacidade de “saber fazer”.

O trabalho manual-artistico ensina regras, não tão freqüentes na vida da Favela, necessárias para poder trabalhar, se afastando da pobreza e do risco social.

De fato, Irmã Raffaella, nos propôs de criar uma escola de mosaico na Favela de Mata Escura em Salvador, colocando a nossa disposição duas salas de aula no Centro Dom Lucas Moreira Neves, de propriedade da Acopamec, do qual fazia parte.

Continuam, entanto, a colaboração na EFA de Porto Nacional, e Roberto projeta a ampliação do complexo escolar, para aumentar a capacidade da escola.

Decidimos ajudar também a Acopamec e a MEU BRASIL assume a responsabilidade de criar dois Cursos Profissionalizantes de cozinha (culinária) e de cabeleireiro

A capela de Nossa Senhora da Saúde, é inserida no itinerário turístico da cidade de Peruíbe-São Paulo, como ponto de interesse artístico-cultural.



2003  - O projeto de ampliação da  EFA é aprovado no mês de junho e o financiamento total é efetuado pela Comissão Adoção Internacional da Presidência do Conselho de Roma, o qual foi apresentado através da AMI Amigos Missões Indianas de Buccinasco- Milão.  São iniciados os trabalhos de ampliação da EFA de Porto Nacional, do qual Roberto se torna o responsável direto pelos trabalhos locais onde passa longos períodos para a compra de materiais alem da responsabilidade direita para as obras.

Nas duas salas de aula colocadas à disposição da Acopamec, no dia 17 de março 35 adolescentes começam cursos de mosaico, desenho e história da arte na favela de Mata Escura em Salvador- Bahia.

O diretor do curso é Vanderlei de Oliveira que deixou o seminário dominicano e se dedicou completamente à obra social da MEU BRASIL. O sucesso foi imediato. São decorados em mosaico um grande muro da Acopamec, uma igreja da favela, e sucessivamente foram feitas várias exposições na cidade de Salvador, inclusive no prestigioso Colégio Jesuíta Antonio Vieira e no Shopping Piedade. Os mosaicos são vendidos pelos mesmos alunos que os fizeram e as entradas foram destinadas à manutenção do próprio curso.

A Associação MEU BRASIL vê a finalidade do estatuto confirmada pelo sucesso e pelo empenho dos alunos, alguns começam a pensar em freqüentar a universidade. Podemos citar vários alunos do primeiro ano de curso (e que ainda hoje acompanhamos) que estudam e trabalham, entre eles Elisangela (que agora é instrutora de mosaico em uma outra instituição européia em Salvador), Eduardo (instrutor de mosaico e desenho na nossa Escola Arte e lavoro, quase concluindo a faculdade de pedagogia), Itamar (realizador de vários mosaicos na Itália e no Brasil, hoje colabora como voluntário  na nossa escola) e Joelden que mesmo tendo um outro trabalho e sendo casado e com um filho, tem como hobby fazer mosaico.

Na EFA de Porto Nacional, entanto, Cleiber Louredo se inscreve na faculdade de letras: primeiro aluno da escola admitido em uma universidade federal.

Vanderlei de Oliveira viaja para Milão, executa alguns mosaicos e freqüenta por quatro meses o curso de figura na Academia de Brera.

Poderíamos contar tantas outras histórias que nos encorajam a prosseguir. Alguns alunos da EFA vêm a Salvador para um estágio de um mês para aprender mosaico e desenho, enquanto dois alunos nossos, Elisangela e Carlos André, dão aulas de mosaico na EFA e revestem as colunas e as mesas  do refeitório da escola.



2004  - Continuam os trabalhos de ampliação da EFA de Porto Nacional, são construídas: a sala TV didática, a sala de computadores, o ambulatório médico, o ambulatório dentístico, a biblioteca (foi feita também a compra de livros), a quadra esportiva, a sala de biologia, um escritório e um apartamento para os hóspedes.  Além da construção de uma instalação para suinocultura e a aquisição de suínos e bovinos.

Continuam também a ajuda aos alunos necessitados. Cria-se um projeto de micro crédito para alunos e ex-alunos e suas famílias ou comunidades rurais da EFA. O projeto financiou cinco comunidades rurais no Tocantins para a aquisição de um veículo para o transporte de produtos, uma horta comunitária, uma empresa familiar para dissecar e vender os frutos do Cerrado, um laboratório artesanal e uma criação de cabras.

O curso de mosaico é ampliado e passa a ser de três anos ao qual vem acrescentado um curso de suporte à escola estadual. Começam as tratativas para alugar um prédio na favela, de propriedade de irmãs belgas, e se pensa em fundar a  MEU BRASIL também no Brasil.

No colégio Antonio Vieira são expostos os mosaicos da escola.

É executado pelos alunos um grande mosaico em um restaurante do centro histórico de Salvador.

O curso de restauração da OPUS Bahia de Mezzolombardo TN se instala com uma escola no prédio episcopal de Salvador: Roberto e Vanderlei são convidados a promover um curso de mosaico ao qual segue a execução de um grande mosaico que representa a catedral, na mesma sede da escola de restauração, no interior do prédio episcopal.

Ajudas também a asilos na favela de Canabrava e do Candeal em Salvador, através de adoções a distância.

Sobre o muro do asilo do Candeal é executado um grande mosaico com a participação das crianças e dos nossos alunos.

É executado também pelos alunos um grande mosaico representando a ressurreição de Cristo no cemitério subterrâneo na Igreja de Santo Antonio além do Carmo, no centro histórico de Salvador. O pároco é Padre Ronaldo Magalhães, ex dominicano e agora diocesano, guia espiritual  de  Vanderlei de Oliveira nos anos que freqüentou o seminário em Belo Horizonte.



2005  - Conclusão e inauguração da ampliação da EFA de Porto Nacional: o número dos alunos cresce de 120 a 240.

Continua o projeto do micro - créditos para as comunidades rurais de Tocantins e são financiados quatro projetos.

Dois alunos do curso de mosaico viajam para a Itália, onde executam um mosaico para a prefeitura de Cles TN, um na sede da Opus Bahia em Mezzolombardo TN, outro em Besnate VA em uma casa privada,  um outro no hall de entrada de um prédio habitacional em Milão na rua Varesina, visível da estrada.

Os alunos visitam os locais de arte italiana e, sobretudo Ravenna.

Três garotos do curso de Mosaico são escolhidos para participar do curso de restauração da Opus Bahia, um deles hoje é um nosso professor e o outro freqüenta a faculdade de artes plásticas na Universidade Federal da Bahia.

Vanderlei e Roberto realizam cursos de mosaico na sede da Opus Bahia Brasil em Salvador.

Entramos em contato com os voluntários de Trento junto com a própria Opus Bahia, e conhecemos  Cláudia Paternoster e Amedeo Tarter que começam a ajudar economicamente o nosso curso no Bairro da Mata Escura. Uma professora italiana da Opus Bahia dá cursos de história da arte na nossa escola. Outros alunos da EFA de Porto Nacional freqüentam um estágio na escola de Mosaico.

A idéia da escola de arte na favela de Mata Escura começa a concretizar-se depois do acordo com as irmãs proprietárias do edifício, para que o edifício nos fosse alugado com uma preferência de compra depois de 5 ou 10 anos.

Viaja para Milão um aluno muito digno de mérito da EFA e visita vários amigos da Meu Brasil e várias empresas agrícolas na Lombardia.



2006  - Se estabelece um valor fixo mensal a pagar a  EFA de Porto Nacional, de modo a integrar o  que o governo brasileiro envia para a escola para as ordinárias manutenções e que não cobre as despesas completamente.

Prosseguem as ajudas diretas aos estudantes carentes da EFA, assim também como para os asilos de Salvador. É mantido contatos com Giacomo Bezzi, na época presidente do Conselho de Trento e fala-se de um projeto de intercâmbio entre a sua fundação São Vigilio de Ossana TN e a nossa escola de Salvador: garotos da Val di Sole deveriam vir a Salvador para conhecer uma realidade nova e difícil. O projeto não terá seguimento.

Roberto vai até a embaixada italiana em Brasília e propõe um projeto para inserir na futura escola um curso de arte para os meninos dos 8 aos 13 anos. A “Meu Brasil” é inserida em um livro editado pela mesma embaixada, no qual se recolhem várias iniciativas tomadas pelos italianos no Brasil. O contrato terminará com um projeto que será aprovado pela cooperação italiana.

No dia 18 de agosto é inaugurada a Escola Arte e Lavoro em Salvador, depois de ter criado também a Meu Brasil ONG com sede na mesma escola e da qual se torna presidente Roberto Corradini.

Na cerimônia de abertura participam várias personalidades de Salvador, entre eles o Arcebispo Primaz do Brasil, Dom Geraldo Majella Agnelo e o chefe da polícia militar.

O projeto para a reconstrução da Escola Arte e Lavoro vem apresentando, como a EFA, através o AMI em Roma, à Presidência do Conselho e aprovado em sua totalidade.

A escola inicia com 70 alunos adolescentes e 50 crianças.

Os cursos tidos de mosaico são de três anos, os cursos de pintura e de escultura com cerâmica são anuais. Na escola é instalada também uma biblioteca bem abastecida, graças aos professores do colégio Antonio Vieira, e é dedicada a Ermes Corradini, irmão de Roberto, falecido no mês de março do mesmo ano.

A biblioteca é aberta todos os dias aos moradores da favela.

Na abertura é apresentada uma exposição de mosaicos, muitos dos quais dizem respeito a vida de Dom Geraldo,a quem são doados . Alguns alunos vão a cidade de Redenção no estado do Pará para decorar com mosaicos o absidee a fachada da paróquia de Cristo Redentor: 90 metros quadrados de mosaicos que são realizados em 5 meses e envolvendo três alunos da Meu Brasil e garotos do local, que aprendem a técnica do mosaico.

No dia 20 de outubro, com uma cerimônia solene presidida pelo Dom  Dominique Ju, bispo de Conceição do Araguaia (ex bispo auxiliar de Salvador), são inaugurados os mosaicos da Paróquia  Cristo Redentor em Redenção, Parà.

Os párocos de Xinguara e do Rio Maria, no Pará, nos contatam porque também desejariam decorar as suas igrejas de mosaico.

Um ex aluno do curso de restauração da Opus Bahia, Luiz da Paixão, se tornou professor de pintura, enquanto um aluno nosso, Eduardo de Assis, desde 2003 se torna professor de crianças e passa no vestibular da faculdade de pedagogia em Salvador. Eduardo é ainda nosso professor e mora na mesma estrutura da escola.

É financiado, sempre pela presidência do conselho italiano, um projeto para a construção de um ambulatório dentístico na favela da Mata Escura, montado para possibilitar a Irmã Claudia Strada, missionária italiana e dentista,  tratar os moradores de forma gratuita.

Salvador, Bahia – Ingresso de Escola ARTE e LAVORO
2007  - Em fevereiro, a Escola de Arte e Lavoro reabre com todos os cursos completos. O curso de pós-escola, ao qual é instrutor o nosso ex aluno Josimar Pinto, para crianças de oito a treze anos  com 25 crianças no período da manhã e 25 à tarde. Josimar, apaixonado pela educação e infância, decide  ingressar-se a faculdade de pedagogia da UFBA (Universidade Federal da Bahia). O curso de mosaico ao qual ensina nosso Vice-diretor, Vanderlei de Oliveira, assistido pelo nosso ex-aluno Eduardo de Assis, é composto por quarenta alunos.

É executado um mosaico no piso de um hospital de Salvador.

O curso de pintura é para quinze meninos e o professor é um ex-aluno de restauração, Luiz Paixão.Um curso de teatro começou tendo como professora voluntária Saula Sheker. professora de música do Colégio Antonio Vieira. Saula recupera também, costumes e realiza uma bela apresentação final na nossa escola.

Realizamos um curso de mosaico para os professores de Arte do Colégio Vieira, concluindo– se com uma exposição dos trabalhos e a decoração de uma parede, dentro do Colégio, realizada pelas crianças.

Viaja para Milão um aluno da EFA que conta a sua experiência em duas escolas da provinciade Milão e em algumas empresas agrícolas. Participa do encontro anual dos sócios e amigos da Meu Brasil, visita várias cidades e assiste a alguns espetáculos teatrais, visto que “quando crescer” quer fazer o ator.

Dez dos nossos alunos são escolhidos pela Prefeitura de Salvador para fazer parte do grande coro do concerto de Natal, programação anual na praça do centro histórico.

A Associação APITO de Camaçari, próximo a Salvador, nos pede para organizar uma escola de arte na instituição deles. Nós planejamos também as mudanças da construção existente para torná-la apta para ser utilizada como escola.

Dom Geraldo, arcebispo de Salvador, festeja o 50º ano de sacerdócio e em uma grande função na catedral é entregue para ele uma escultura em terracota, criada por um dos nossos alunos de quinze anos. A obra, que representa o arrependimento de São Pedro, foi um tremendo sucesso e foi colocada  na entrada da casa de Dom Geraldo e impressa em seu próprio papel timbrado.

Sobre uma parede interna do seminário diocesano de Salvador, é realizado pelos nossos alunos um grande mosaico, representando o brasão da diocese.

Um nosso ex-aluno oferece um curso de mosaico de um ano aos meninos hospedes da associação VIDA de Verona que faz um pós-escola para 70 meninos na zona da Ribeira em Salvador.

É realizado um grande mosaico misto com pintura na abside da Igreja de S. Edvige em Mata Escura, inaugurado com uma missa solene.

Em ocasião do primeiro aniversário da Escola Arte e Lavoro é oferecido um almoço na escola, preparado por Roberto, para várias autoridades de Salvador.

José Neres decide inscrever-se na faculdade de teatro, para o qual vem a Salvador de Tocantis, hóspede na nossa escola. Não consegue passar no vestibular e, enquanto se prepara para o próximo ano, encontramos para ele um trabalho em uma livraria no centro de Salvador.

Alessandra Corradini vem ao Brasil, visita os vários locais onde Roberto esteve, percorrem juntos 8 mil quilômetros em um Brasil que está queimando sem controle e está envolto na fumaça dos incêndios

Depois dessa experiência, realizamos seminários de ecologia para os nossos alunos que procuramos sensibilizar ao problema também através de pequenas escolhas cotidianas (nos decidimos, por exemplo, a não usar mais pratos, copos e talheres de plásticos nos encontros, almoços e inaugurações futuras dentro da escola).

No prédio episcopal, na praça principal do centro histórico de Salvador, em dezembro, é organizada uma grande mostra dos nossos mosaicos, pinturas e esculturas e onde tentamos sensibilizar os visitantes na defesa do território.

O bispo jesuíta da Diocese de Ponta de Pedras, na ilha de Marajó, estado do Pará, pede-nos para organizar uma escola de mosaico  na ilha de Marajó, também  para  realizar a abside de um santuário,recentemente construído. Roberto vai ao local e são determinadas tempos e modalidade de realização.

Continuam as ajudas aos dois asilos de Salvador e a EFA de Porto Nacional.

Começa a construção para a expansão do asilo Heitor Frisotti de Salvador e de uma escola na comunidade de Manoel João no município de Porto Nacional. Os projetos não serão concluídos devido a problemas políticos italianos, nação de onde eles foram financiados.

A SEBRAE, órgão regulador na iniciação dos jovens no trabalho autônomo, organiza na nossa escola um curso para 20 alunos que ao termino do mesmo, formam uma cooperativa, alugam um laboratório perto da escola, estabelecendo sua sede na nossa escola e, com R$28.000,00 que a SEBRAE coloca a sua disposição como subsídio, iniciam a trabalhar. O trabalho deles continua até hoje.

Em dezembro, hospedamos e alojamos na escola, por uma semana, 40 alunos da EFA e 4 professores que conheceram a cidade de Salvador e o mar. Todos participaram também da cerimônia de encerramento do ano escolástico.

Entretanto, são muitas as pessoas da Região Trentino (Itália) que ajudam a Escola Arte e Lavoro e são envolvidos no nosso projeto.

Amadeo Tarder, de modo particular, se preocupa em ajudar financeiramente e Chiara Zanolini envolve outras pessoas com doações, sejam econômicas, sejam de materiais.
 Alunos da Escola ARTE e LAVORO
– Em fevereiro a escola reabriu com o mesmo programa do ano anterior. No entanto, vêm a ser usadas duas salas “de elite” para os alunos de mosaico, eles são os cinco melhores alunos, que executam os mosaicos mais difíceis com toda a tranqüilidade.

Vanderlei vai a Milão para conhecer os nossos sócios e amigos e participar da festa anual da associação.

O “Sole 24 Ore” publica o elenco das associações mais virtuosas sem fins lucrativos, as quais despesas operacionais são muito baixas: nós estamos entre as dez primeiras em cinqüenta.

No 25 de outubro o Cardial Dom Geraldo vai a Milão para celebrar uma missa na Basílica de Sant’Ambrogio na qual participam muitos sócios, parentes e amigos, para celebrar os dez anos no Brasil de Roberto.


Milão, Basilica di S. Ambrogio – O arcibispo de Salvador Dom Geraldo



2008  - Em fevereiro, Roberto doa para a capela de Nossa Senhora da Saúde, assim como já tinha pensado ha algum tempo, o altar e o ambãoem vidro.

Na mesma ocasião, o telhado foi reformado, e todas as paredes internas e externas foram repintadas. Continuam as ajudas a EFA e aos dois asilos de Salvador.

Chiara Zanolini entra em contato com o Instituto A.Pozzo de Trento para uma parceria com a nossa escola.

Rodrigo Felix de Jesus, ex-aluno e agora nosso colaborador na escola vai à Itália para participar de um encontro com os alunos do Instituto Pozzo e concretizar a parceria. Rodrigo tem também um curso de mosaico para os alunos da escola media de Mezzolombardo – TN, onde ensina Claudia Paternoster e a irmã. Rodrigo realiza vários mosaicos em Milão com Roberto e em Valsugana e em Chiavari.

O jogador Mario Balotelli visita a nossa escola no mês de agosto e dezembro.

A associação de Brescia Mandacaru financia um projeto plurianual para a aquisição de materiais.

A associação Abaeté Lugano cuida de uma parte das despesas do ano em curso.

A senhora Cristina Odorizzi de Torra -  TN, visita a nossa escola e garante que doará a renda da venda de um seu livro de poesias.

Antonello Seppi de Sarnonico – TN nos doa, como nos anos anteriores, as camisetas para os alunos.

O IPSA de Mezzolombardo nos oferece ajudas financeiras, depois que os titulares Mauro e Corinna Bert, visitaram a escola.

Em Salvador, vários contatos são mantidos para criar uma sociedade entre os nossos colaboradores a fim de comercializar os produtos dos alunos, um apoio a mais para a escola.

Iniciam as negociações para uma parceria com uma escola media de Torino.

É realizado um grande mosaico, representando um castelo do século VIII, em seguida é instalado com uma cerimônia oficial juntamente com o comanda geral da Polícia Militar de Salvador, na qual se tornou Chefe Geral o Coronel Mascarenhas, amigo de Roberto e Vanderlei. Em outubro começa a escola de mosaico da Ilha de Marajó, sobre o projeto do bispo Dom Alessio Saccardo. No primeiro mês, o curso é ministrado por Josemar Pinto, nosso professor, no segundo mês Vanderlei de Oliveira é o professor, o nosso vice-diretor. No final dos dois meses é organizada uma exposição dos pequenos mosaicos feitos no local.

Durante o curso do ano a direção da “Onlus” é modificada com a saída do vice-presidente e de alguns sócios: em acordo nos decidimos para a divisão dos projetos.



2009  - O início do ano escolástico vê os cursos lotados.

Concretiza-se a parceria com o Instituto Pozzo de Trento: um grupo de professores da Região Trentino (Itália) visitará a nossa escola em Salvador.

É formado o grupo de apoio de Trento, entre os outros, os arquitetos Chiara Zanolini e Paolo Rasera, o professor Amadeo Tarter, a senhora Cristina Odorizzi e a professora Claudia Paternoster.

A associação Sant’Ignazio, na pessoa do seu presidente, participa das reuniões do grupo e se dispõe a apoiar-nos.

A associação Arco Acuto de Veneza organiza uma grande mostra, em colaboração com a faculdade de arquitetura da cidade, que se desenvolve de 9 a 19 de dezembro, dentro do TELECOM FUTURE CENTER, no Convento de San Salvatore em Rialto.

Os alunos da Escola Arte e Lavoro preparam os mosaicos a serem expostos ao lado dos mosaicos antigos e de obras de Celia de Peruibe. No final da mostra, os trabalhos da escola serão vendidos a leilão e o dinheiro, doado ao MEU BRASIL.

A mostra, anunciada por vários seminários sobre os mosaicos antigos e modernos, é à memória de Padre Giorgio Callegari, fundador do CEPE de S. Paolo e da Colonia Veneza de Peruibe. Serão, então, expostos vários grandes mosaicos da Capela da Saúde de Peruibe, São Paulo. Está prevista a participação de Roberto e Vanderlei.

A mostra, infelizmente, foi adiada para a primavera de 2010, por causa de um problema pessoal de Paolo Minnelli, presidente da Arco Acuto.



Roberto e Rodrigo, durante a Semana da Cultura da EFA, em Tocantins, deram um curso de mosaico para os alunos. O melhor trabalho é premiado com uma viagem de estudo: o estudante virá a ser hospedado na nossa escola por um mês.

Cristina Odorizzi Visintainer de Don – Trento escreve um livro de poesia em dialeto local e destina toda a renda da venda para a associação.

Um grupo de alunos e funcionários se associa na cooperativa Barroque, depois de terem freqüentado um curso de formação dado pela IPSIA (Ong romana) que, no final do curso, compra para eles um computador e a ferramenta necessária para iniciar uma oficina. Os garotos associados têm o objetivo de sustentar em parte a escola e a Meu Brasil, concordam em um percentual de 25% sobre as entradas. Para a Barroque está destinado um espaço na sede da mesma escola, com um aluguel simbólico de R$5,00 por mês e a cobertura das despesas de luz.

A presidente italiana de uma associação de Acupe de Santo Amaro, Bahia, nos pede para aquela localidade um curso de mosaico e a execução de uma obra de 300 metros quadrados sobre o muro que cerca a instituição. Começaremos o trabalho o mais rápido possível.

O mesmo pedido, de um curso de mosaico, é feito pela associação APITO de Camaçari, Bahia. Vamos começar a trabalhar logo que tivermos os materiais.

A Polícia Militar Rodoviária (Polícia Rodoviária), nos  requer um curso de mosaico na sua instituição na favela de Valéria, uma das áreas mais pobres da periferia de Salvador. Estamos estudando a forma de treinar alguns garotos da favela, para que eles mesmos se tornem professores.

Existe um projeto na Mata Escura, que se chama LTECS (Laboratório de Tecnologia Social) – Extensão da UNIFACS (Universidade de Salvador) – para o desenvolvimento de programas decorrentes do setor informático, empresariais, cooperativos; este mesmo laboratório tem apresentado conosco o projeto: “Educação empresariais aos jovens”. Sete dos nossos alunos fazem parte deste projeto e receberam uma bolsa de estudo de 70 euro por mês, por durante um ano, depois se tornarão os relatores para outros alunos da nossa escola. Para nós, serão adquiridos cerca de 20 mil reais (8.000,00 euro) de materiais que se transformarão em mosaicos em uma rua de Mata Escura na qual o LTECS tem um projeto de reestruturação global.

O vice-diretor arquiteto Rasera e os professores Frenez e Ceschini do Instituto para Geômetras Andrea Pozzo de Trento visitam, no final de setembro, a Escola Arte e Lavoro: assim iniciando oficialmente a parceria. O comandante geral da polícia militar na pessoa do comandante geral, Coronel Nelson Mascarenhas, dá início a uma colaboração com a escola Arte e Lavoro. Em setembro, de fato, se desenvolver um seminário informativo para os alunos sobre o uso de drogas e sobre a criminalidade.

Um grupo de alunos começa a trabalhar, através da Barroque, para a PART’S, empresa de mosaicos em pedra de Salvador, que doará para a escola uma contribuição de 25% sobre os trabalhos realizados.

Em meados de outubro é apresentado um projeto de três anos de apoio à escola – com grande colaboração do grupo de apoio de Trento – da mesma província de Trento, depois de ter recebido a acreditação junto a instituição. Tivemos a confirmação de que o projeto será examinado e avaliado em janeiro de 2010.

Roberto encontra, em Milão, o bispo da diocese de Marajó, Dom Alessio Saccardo para dar continuidade à escola de mosaico na ilha de Marajó: será para a primavera de 2010. Na conclusão, será apresentado um grande mosaico de parede no santuário de Muaná. Os garotos marajoenses envolvidos são 15, entre outros 4 alunos de Salvador.

O arcebispo de Salvador, Dom Geraldo Majella, nos dá um grande trabalho na cidade de Dias D'Ávila, na Bahia. É um mosaico de mais de 50 metros quadrados, na fachada de uma igreja nova. Os trabalhos, sempre destinados a apoiar a Escola Arte e Lavoro, começamem 21 de novembro.

Um grande hospital nos encomenda um mosaico de 9 metros quadrados para ser colocado no salão de entrada.

É feito um retrato em mosaico em preto e branco para o presidente brasileiro, Inácio Lula da Silva, em visita a Salvador.

São entregues ao Instituto Pozzo de Trento 108 obras entre mosaicos e pinturas dos alunos da escola, porque serão vendidos na feira de Santa Lucia, nos dias 12 e 13 de dezembro.

O mosaico na Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem, na cidade de Dias d’Avila, foi concluído e inaugurado no dia 27 de dezembro pelo arcebispo Dom Geraldo Majella.

O ano escolástico de 2009 é concluído em 27 de novembro com 98 alunos.

O mosaico doado por Mario Balotelli foi entregue a Massimo Moratti que ao recebê-lo emocionou-se e o muito apreciou.

2010  – No início do ano na cidadezinha de Acupe de Santo Amaro, no Recôncavo Baiano (cerca de 200 km de Salvador), começa-se a realização de um grande mosaico de 300 metros quadrados sobre o muro externo de uma instituição italiana. A execução da obra coincidiu com um curso mesmo demosaico para 25 alunos.

A inauguração aconteceu no dia 18 de junho com a participação de autoridades locais, governo, comunidade, igreja e também de todos os nossos alunos da Escola Arte e Lavoro. Agora o Curso de mosaico continua graças ao trabalho de uma jovem professora, ex-aluna, especializada na nossa escola de Salvador. Este método faz parte do programa “escola itinerante”, criado pela associação Meu Brasil Ong, para enfrentar as várias solicitações de cursos de mosaico sejam no estado  da Bahia, sejam em outros estados.

A escola Arte e Lavoro inicia o ano com 150 alunos, são adicionados cursos de teatro, dança, Hip Hop e alfabetização para adultos.

Nestes cursos também podem participar livremente ascrianças de Mata Escura que não freqüentam a escola.Cinco alunos e um professor são hospedados por famílias do Trentino, em maio, no âmbito  de uma parceria com o Instituto Pozzo. Nossos garotos foram capazes de ensinar aos colegas de Trento a arte do mosaico e, ao mesmo tempo, aprender uma nova realidade de vida.

A visita a Veneza tem uma importância particular porque coincidiu com a sugestiva exposição dos nossos melhores mosaicos, organizada pela Associação Arco Acuto.

O intercâmbio continuou em agosto, quando 16 garotos trentinos e três professores foram hospedados pela escola de Salvador. Também neste caso, as diversidades dos mundos se reuniram. Os garotos italianos conheceram as contradições da realidade brasileira através das explicações diretas dos nossos alunos e a experiência de vida cotidiana na favela: fortes emoções, muito percebidas no momento da partida.

Grande participação emotiva também  da parte do grupo habitual de escoteiros italianos,hóspedes na escola, mais uma vez protagonistas da tradicional jornada do "mosaico da solidariedade".

O mês de Agosto já passou, como sempre, entre as visitas de amigos, sócios e de diversas pessoas curiosas para conhecer o trabalho da associação e para encontrar os nossos meninos.

A associação tornou-se uma parte do Fórum de Desenvolvimento Social de Mata Escura (centro do desenvolvimento social da favela),oferecendo seu espaço para diversas atividades. Entre estes, em especial, foi apresentado à Petrobras, gigante brasileira do petróleo, um projeto que trata da melhoria urbana  da Mata Escura, para a conservação e a transformação em um parque público de uma parte da Mata Atlântica em seu estado natural. Se prevê também a reestruturação e decoração em mosaico de alguns edifícios na favela.

Salvador, Consolato italiano - Il console e gli alunni di Trento e di Salvador
Em Setembro é nos dada a oportunidade de transferir a nossa escola no bairro de Santo Antônio, centro histórico de Salvador. Essa mudança nos dá a oportunidade de sediar os alunos de outras favelas, pois a escola está localizada numa zona neutra, na medida da distância do grande núcleo de favela ainda pior do que a de Mata Escura.
O local em questão fica no interior da freguesia de Sant’Antonio. O pároco, frade dominicano ex-mestre espiritual de Vanderlei, o Padre Ronaldo é agora também presidente da ONG Meu Brasil.










Salvador Parrocchia di S.Antonio Alem do Carmo (Pelourinho)


Atualizado em 30 de novembro de 2010